quarta-feira, 24 de setembro de 2014

5 CURIOSIDADES SOBRE O ÁLCOOL


O álcool é provavelmente a droga lícita mais consumida no mundo, em todos os países e continentes. Para brindar esse fato, o site Gizmodo reuniu cinco fatos científicos e surpreendentes sobre tais bebidas e é bem provável que você ainda não tenha ouvido falar em nenhum deles.
Então, às curiosidades:

Pressão de um champanhe é maior do que a do pneu de um carro

Aquele momento em que todo mundo se alegra e alguém assume o importante posto de “estourador de champanhe”. O tradicional ritual de deslacrar a garrafa é sempre acompanhado de um certo cuidado, afinal, a rolha sai dali em alta velocidade e pode machucar algum desavisado.
Mas você sabia que a pressão que manda a rolha para longe é três vezes maior do que a pressão de um pneu de carro? Medidas em libras por polegada (PSI), a pressão da garrafa chega a 90 PSI, enquanto que o pneu de um veículo médio tem apenas 30 PSI. É por esse motivo que as rolhas vêm protegidas por um muselet (aquele arame que vem na ponta da garrafa).

Perigo de combustão

O álcool de cozinha sempre traz avisos e mais avisos sobre a possibilidade de combustão, então, nada de chegar com isso perto do fogo. Já o álcool encontrado em bebidas como cachaça, vodca ou uísque não sofrem combustão tão eficaz — e é bem provável que você já sabia disso. Contudo, o fato é que qualquer bebida do gênero pode pegar fogo, pois não é o líquido, de fato, que incendeia, mas sim o seu vapor.
Se você tentar incendiar um pouco de vodca com um fósforo, nada vai acontecer, mas se utilizar um isqueiro ou uma chama maior, isso vai esquentar a bebida, aumentar a produção de vapor e fazer com que ele pegue fogo. Isso vale inclusive para bebidas com baixo teor alcóolico.

Poção de cura

Você também já deve ter ouvido que é saudável tomar um pequeno cálice de vinho diariamente ou que a cerveja pode trazer alguns benefícios para sua saúde, desde que consumida de forma moderada, é claro.  Mas o que você não sabia é que o álcool é considerado medicinal em alguns locais da Europa e da América do Norte.
Conforme diz o “Livro de bolso de drogas úteis”, do Conselho Estadual de Licenciamento e Examinação Médica dos Estados Unidos, “pequenas doses [de álcool] produzem euforia, estimulam a respiração, dilatam moderadamente os vasos cutâneos e esplâncnicos e modificam a circulação”. A conclusão é a seguinte: “o álcool é empregado como um estimulante difusível, diurético, sudorífico e hipnótico”.
Mas o mesmo livro deixa bem claro uma recomendação importante: na maioria dos casos, o álcool é “capaz de causar mais danos do que benefícios”.

Corpo quente, mas gelado

É comum ouvir dizer que uma dose de algum destilado ajuda a proteger do frio. Quando você bebe cachaça, tequila ou conhaque, por exemplo, você se sente aquecido, mas saiba que isso não passa de uma ilusão corporal.
O negócio funciona mais ou menos assim: quando você sente frio, o sangue circula menos na superfície do corpo e mais na parte interna, assegurando o bom funcionamento dos órgãos vitais. Quando você bebe, o álcool faz com que os vasos sanguíneos superficiais se dilatem, fazendo com o sangue retorne até ali.
Porém, quando o líquido vermelho que garante a sua vida retorna aos órgãos centrais, ele está mais gelado e diminui a sua temperatura média. A consequência disso pode ser uma hipotermia com consequências fatais.

Bebidas espaciais

Esta talvez seja a mais bizarra de todas as curiosidades. Sabe-se que existem nuvens de álcool flutuando pelo espaço, algumas delas cobrindo distâncias de cerca de 460 bilhões de quilômetros. A maioria, entretanto, é composta por metanol, um álcool combustível e altamente tóxico.
Contudo, estima-se que exista bastante etanol espalhado pelo espaço sideral, algo como quatro septilhões de doses. O valor é inimaginável, mas é certo que se um dia você conseguir alcançar o espaço, não vai precisar fazer vaquinha com os amigos para comprar mais bebidas no final do churrasco.
Ninguém descobriu ao certo o porquê de tanta cachaça flutuante passeando pelo espaço, mas sabe-se que o álcool tem papel fundamental no nascimento de uma estrela — e não estamos falando de celebridades “impulsionadas” pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Fonte: Gizmodo

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Quem nunca...???


Quem nunca começou o churrasco tomando cerveja?
Quem nunca da cerveja foi pra caipirinha?
Quem nunca, depois que acabou a vodka, partiu pro wisky?
Quem nunca começou a falar pelo cotovelos de tão "alegrinho" que estava, depois de incontáveis doses?
Quem nunca cantou na frente dos amigos da sua filha, deixando ela roxa de vergonha, enquanto os amiguinhos se divertiam horrores com o papai chapadão?
Quem nunca chorou por causa do Ludo, o cachorro que foi seu dos 5 aos 18 anos?
Quem nunca dançou ao som de Gretchen enquanto sua esposa tentava explicar pras amigas que você é um homem muito espirituoso, mas que quando chegaram em casa vc dormiu na sala por conta do show?
Quem nunca abraçou os amigos, beijando e babando em todos eles dizendo que os ama muito e que são como irmãos, e que você nem liga mais pra grana que estão te devendo?
Quem nunca acordou cheio de hematoma depois de uma bela noitada de cana, depois de um happy hour de leve?
Quem nunca??
Eu? Nãaaaooo....claro que nunca!

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Só presta assim!!

Cerveja quente não dá! Como vai esfriar a cabeça tomando quente?

Tem que ser estupidamente gelada, ou nevada, como alguns apreciadores costumam dizer. E a exemplo da imagem do post.

A garrafa tem que estar assim: até branquinha, parece até que vai quebrar, tem que pegar a garrafa pela tampa, não segura pelo "pescoço" pq esquenta e pode até empedrar. Ainda tem o macete de de segurar pela tampa e com o indicador apoiar o fundo da garrafa e assoprar ela todinha, justamente para não empedrar. Mas todo cuidado é pouco, a soprada deve ser de leve, delicada, assim como o precioso líquido que está refrescantemente armazenado naquela garrafa linda e gelada.

Tomar cerveja quente indica muito sobre a personalidade de alguém, pois indica que essa pessoa é muito ansiosa e não está preocupada com qualidade, topa qualquer coisa, e nem sempre isso é bom.

Quem gosta de cerveja gosta dela gelada! Não importa se está um calor do Saara ou inverno Polar, é uma sede que se sente de dentro da garganta que seca a língua e só se sacia com ela!

Apreciem de preferência nevada, só presta assim!!

domingo, 27 de abril de 2014

Wisky

"Whisky" é o nome geralmente dado à bebida no Reino Unido (incluindo a Escócia), no Canadá e no Japão, enquanto o termo usado nos Estados Unidos e na Irlanda é "whiskey"

O uísque é uma bebida rigorosamente regulamentada; possui denominações de origem e várias classes e tipos. A característica comum desses diferentes classes e tipos é a fermentação dos grãos e a destilação máxima de 80% de álcool para os de milho e 90% de álcool para os de outros grãos, antes da adição de água, para reter os sabores dos grãos usados para fazer a alcoolização.
O uísque ganha 60% do seu sabor baseado no tipo de barril usado no seu envelhecimento, por isso a maioria das classificações baseia-se no tipo de madeira usado e na qualidade da flambagem e queima da madeira. Para o uísque Bourbon, por exemplo, é legalmente exigido que se envelheça em barris de carvalho flambados.

Uísque escocês

  • Malte puro (pure malt) é feito com 100% de cereais maltados provenientes de uma única destilação e, por isso mesmo, pode apresentar sabores diversos de acordo com cada processo.Os puro maltes podem ser engarrafados como single malt, ou seja, destilado em apenas uma única destilaria, ou como vatted onde misturam-se vários uísques de diferentes destilarias. Entre os apreciadores, é comum afirmar que o single malt é um músico solista se apresentando, enquanto o vatted é toda a orquestra tocando junta.
  • Blended é feito com uma mistura de destilações diversas calibradas de forma a se chegar sempre a um mesmo sabor para aquele uísque, sendo muito mais barato do que os acima mencionados. Nestes uísques ocorre uma mistura de maltes puros com destilações feitas a partir de outros cereais não maltados como o milho e o arroz. Os blends identificam quase sempre o tipo de uísque que está na base da sua produção, por exemplo, escocês blendado ou canadense blendado.
Há quatro tipos de uísque reconhecidos oficialmente na Escócia:
  • O primeiro deles é o single malt, com registros históricos que datam de 1494. Um destilado exclusivo de cevada, é o tipo mais raro e caro de uísque. Existem 87 destilarias deste tipo em toda a Escócia e cada uma faz um produto diferente. O single malt deve ser tomado puro, sem gelo, e em copos pequenos.
  • O segundo tipo de scotch é o vatted, uma mescla de dois ou mais barris de single malts. Antigamente chamado de "puro malte", teve seu nome modificado para não confundir os consumidores. O vatted deve ser apreciado da mesma forma que o single malt.
  • O terceiro estilo é o grain whisky, destilado de grãos, principalmente do trigo, milho e centeio. A produção industrial, mais simples e barata, foi desenvolvida em1853 pela destilaria Usher's a pedido de clientes ingleses. O grain pode ser tomado em copos de qualquer tamanho, com ou sem gelo.
  • O quarto estilo é o blended, o mais popular dos scotches. Ele nasce da mistura de grains e single malts e normalmente possui na sua composição cerca de quarenta uísques diferentes. O blended standard não tem indicação de idade, mas a bebida só pode ter a denominação de scotch se envelhecer no mínimo três anos em um barril. Hoje, mais de 80% do uísque consumido no mundo é do tipo standard.
Os uísques single malt e vatted devem ser bebidos puros, gelados ou não. Já os do tipo blend podem ser bebidos puros, com água ou gelo, ou ainda misturados a outras bebidas tais como soda, Rye & Coke ou Rye & Ginger Ale.

Uísque americano

Vários tipos de straight whiskey, envelhecidos em barris de carvalho novos, como Rye WhiskeyTennessee whiskey e Bourbon whiskey, são produzidos nos Estados Unidos da América.
  • Blended bourbon, feito com uma mistura de destilações diversas calibradas de forma a se chegar sempre a um mesmo sabor, produzidos nos Estados Unidos da América, Canadá e Irlanda.
  • Uísque leve é um tipo de uísque norte-americano feito quase inteiramente de destilações neutras, com pequenas quantidades (normalmente menos de 5-10% do volume total) de straight whiskey e com ginja adicionada para dar cor e sabor. No caso do uísque, o tempo mínimo de envelhecimento em barris de carvalho é de oito anos. Uma vez a bebida engarrafada o processo de envelhecimento é interrompido.

Até o próximo post!
Mario Fernando Correa Jr.

Quem é o Depto. Líquido?


Depto. Líquido é um dos elementos da personalidade desse que vos fala!
Mario Fernando Correa Jr!! Muito Prazer!!!
Esse blog está sendo criado para falar sobre algo que muito me interessa e me agrada.
Drinks, que obviamente, antecedem ou acompanham bons pratos e petiscos!
Sem apologias ao alcoolismo, somente apreciação e um passeio pela história e curiosidades!!

Aproveite! E aprecie com moderação!!