domingo, 4 de outubro de 2015

Uma listinha seleta dos melhores bares para provar cerveja artesanal em SP!

Uma listinha seleta dos melhores bares para provar cerveja artesanal em SP

Cada vez mais os brasileiros pegam gosto pelo consumo de cervejas artesanais, impulsionando assim o mercado que não para de crescer. Conheça abaixo bares que oferecem diferentes rótulos de cervejas artesanais em São Paulo:

Cervejaria Nacional
cervejaria_nacional_cerveja_artesanal
Cervejaria Nacional: Apresenta no 1º piso local para a fabricação das bebidas. No 2º piso, o bar, oferece estrutura completa para o Happy Hour com os amigos. Já no 3º piso, um espaço reservado para almoços e jantares. Além dos rótulos fabricados pelo bar o público pode contar com música ao vivo em diferentes datas.
De Bruer
de_bruer_cervejas_artesanais
De Bruer: Localizado na Vila Madalena, desenvolveu cardápio exclusivo que mistura o conceito da cozinha popular brasileira de boteco com diversidade na elaboração dos pratos e petiscos, afim de harmonizar com uma cerveja ou chopp artesanal. O De Bruer oferece anexo ao bar uma loja de cervejas com rótulos brasileiros.
Bier Bär
bier_bar-cervejas_artesanais
Bier Bär: Apresenta em seu menu mais de 150 rótulos de cervejas artesanais entre nacionais e importadas. No cardápio opções de linguiças artesanais em quatro sabores: Espinafre com bacon, toscana premium, mix de tomates e recheada com chimichurri. Além de outros pratos como o Bolinho de frango da Dó, Trio de Bruschetas com pomodoro e outros.
Empório Alto dos Pinheiros
emporio_alto_pinheiros_cervejas_artesanais
Empório Alto dos Pinheiros: Possui mais de 350 rótulos de cervejas nacionais e importadas com destaque para: Bamberg, Wäls Trippel, Colorado Indica, Guinness, La Trappe Quadrupel e Delirium TremensO cardápio de bebidas também conta com variedades de chopps, vinhos e cachaças.
Dita Cabrita
dita_cabrita_cervejas_artesanais
Dita Cabrita: Com ambiente iluminado por velas e decoração repleta de objetos de artesanato, o Dita Cabrita oferece uma linha de cervejas artesanais da Eisenbahn, além das tradicionais bohemia, brahma, skol e opções de diferentes rótulos de  vinhos tintos, brancos e espumantes.
Companhia da Cerveja
companhia_cervejas_artesanais
Companhia da Cerveja: Oferece harmonização entre diferentes pratos com cervejas nacionais e importadas. Com capacidade para mais de 200 pessoas a Companhia da Cerveja, localizada em Pinheiros também apresenta combinações no cardápio de petiscos como bolinho de tapioca recheado com salmão e cream cheese.
Frangó
frango_cervejas_artesanais
Frangó: Localizado em uma casarão do final do século XIX  na Freguesia do Ó. O Frangó apresenta mais de 400 opções de cervejas entre artesanais, nacionais e importadas organizadas em um menu de fácil navegação. Para acompanhar tradicionais petiscos de boteco em destaque para a tão pedida coxinha de frango com catupiry.
Bar Karavelle
karavelle_cervejas_nacionais
Bar Karavelle: Localizado no bairro dos Jardins tem como sócio o cantor Seu Jorge.  O bar produz o próprio chopp da marca Karavelle, disponível nas versões: Pilsen, Keller, Weiss, Red Ale Hell e IPA. No salão estão dispostos tanques de fermentação e maturação em aço inox.
Cervejaria Ó Fió
cervejaria_o_fio_cervejas_artesanais
Cervejaria Ô Fió: Localizada no bairro do Morumbi, oferece diferentes tipos de cervejas artesanais, com mais de 250 rótulos de países como: Alemanha, Aústria, Escócia, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Irlanda, México e outros, além dechopp Erdinger e Warsteiner. Para petiscar variedades de lanches.
Melograno Forneria & Empório de Cerveja
melograno_cervejas_artesanais
Melograno Forneria & Empório de Cerveja: Localizado na Vila Madalena, oferece diferentes rótulos de cervejas artesanais. Entre as  brasileiras estão as mineiras Wäls e Falke, a gaúcha Schmitt e as paulistas Bamberg e Colorado. O local conta com cinco ambientes incluindo deck, salão e loja de cervejas.
Bar Asterix
cervejas_artesanais_bar_asterix
Bar Asterix: Localizado no Jardim Paulista, apresenta diferentes rótulos de cervejas nacionais e importadas. Asterix também oferece chopps de Guinness, Erdinger, Eisehn e Hofbrau Munchen. Para acompanhar destaque para a tábua de frios e queijos que o cliente monta como desejar, além de picanha no rechaud e porções diversas.
Laus Special Beer
cervejas_artesanais_laus_special_beer
Laus Special Beer: Localizado na Chácara Santo Antônio, é um misto de bar e loja de cervejas com mais de 100 rótulos nacionais e internacionais. Destaque para a holandesa Grolsch e as belgas St-Feuillien Triple, Kwak e Brugse Zot Blond. A casa também oferece kits e acessórios, visando divulgar a cultura da cerveja especial no país.
Pier 1327
cervejas_artesanais_pier
Pier 1327: Localizado na Vila Mariana, oferecem 20 rótulos de vinho e 200 rótulos de cervejas nacionais e importadas. Os clientes encontram quatro bicos de chopp, todas da Eisenbahn de Blumenau com tipos Pilsen, Dunkel, Trigo, Heineken, Eisenbahn e Pale-Ale. Para petiscar opções de tábua de frios e queijos, moqueca e outros. A casa ainda conta com 5 modalidades de cursos de fabricação de cervejas em São Paulo: Workshop de Cerveja, Mestre Cervejeiro (tradicional e moderno), MBA do Pier e PhD Cervejeiro.
Bierboxx Espaço e Bar
cervejas_artesanais_bierboxx
Bierboxx Espaço e Bar: Localizado na Vila Madalena, possui uma carta com mais de 200 rótulos que é apresentada em duas divisões: Por estilo de cerveja: Ale, Bock, Lager, Red Ale, Stout, Weissbier entre outras e por país como: Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Ingraterra e Itália. O bar também oferece quatro bicos de chopp.
Bar do Magrão
cervejas_artesanais_bar_do_magrao
Bar do Magrão: Localizado no Ipiranga, oferece cervejas: Original, Bohemia, e Serra Malte além de uma carta de rótulos nacionais e importados. Para acompanhar destaque para as massas de fabricação própria. Na decoração uma imitação de múmia pendurada no teto, além de sapatos de palhaço, luvas de boxe e diversos relógios espalhados nas paredes.
Empório Sagarana
cervejas_artesanais_sagarana
Empório Sagarana: Oferece mais de 100 rótulos de cervejas entre alemãs, inglesas, belgas, americanas e nacionais. O bar localizado na Vila Romana, possui mesas rústicas e prateleiras cheias de cachaças, além um menu degustação, criado na hora com sugestões de cervejas encorpadas, frutadas, ácidas, amargas e outras.
Bar Bezerra
cervejas_artesanais_bezerra
Bar Bezerra: Localizado na Vila Romana, oferece uma carta de cervejas nacionais e importadas em destaque para a Dinamarquesa Tuborg Boliviana Paceña. Para acompanhar destaque para o bolinho de bacalhau, além de porções tradicionais e acepipes. Na decoração vários LPs do sambista Bezerra da Silva. 
cervejas_artesanais_titus
Titus Bar: Localizado no bairro da Bela Vista, foi inaugurado em 2011 e oferece ao público chopp artesanal, produzido em uma cervejaria de Valinhos, interior de São Paulo. O cardápio também conta com variedades de rótulos de cervejas nacionais e importadas. Para acompanhar opções de petiscos como a bruschetta de abobrinha com tomate.
Cerveja Gourmet Bar
cervejas_artesanais_gourmet
Cerveja Gourmet Bar; Localizado no bairro da Vila Romana, iniciou suas atividades em 2009 como loja virtual e no fim de 2011 foi inaugurado o bar, especializado em cervejas especiais, o cardápio conta com mais de 200 rótulos com opções de marcas nacionais e importadas em destaque a gaúcha Mondi Bier Coff Notes.
Mocotó
cervejas_artesanais_mocoto
Mocotó: Localizado no bairro da Vila Medeiros, zona norte de São Paulo, oferece pratos típicos brasileiros para acompanhar uma carta com rótulos variados de cervejas especiais e artesanais. No cardápio do bar pratos típicos nordestinos como: O caldo de mocotó,  mocofava, sarapatel, feijão de corda, baião de dois e outros.
Aconchego Carioca SP
aconhego_cervejas_especiais
Aconchego Carioca: Localizado em um sobrado no bairro do Jardim Paulista possui decoração despojada inspirada em sua matriz no Rio de Janeiro. No cardápio variedades de petiscos de boteco, além de mais de 150 rótulos de cervejas especiais de diferentes partes do Brasil, além de importadas.
Let's Beer
Let_beer_cerveja_especiais
Let's Beer: Localizado no bairro da Vila Mariana o Let's Beer oferece mais de 200 rótulos de cervejas especiais de diferentes lugares do mundo como: Brasil, Alemanha, Bélgica, Ingraterra. EUA, Holana, Escócia, Itália, Espanha, Rússia, Austrália e outros. O bar também proporciona ao público um espaço para degustação.


Fonte: http://www.baressp.com.br/noticias/confira-bares-que-oferecem-diferentes-rotulos-de-cervejas-artesanais
Créditos: Lidiane Noronha

Abraço!!
Marinho Fernando Correa Jr.

Inspiração Johnnie Walker

 







Um grande abraço!!
Mario Fernando Correa Jr.

O que sua bebida diz sobre sua personalidade?




Pilsner (ou pilsen) – Você é eficiente e direto. Nunca perde tempo para explorar as coisas. Provavelmente, nem lerá o resto dessa descrição...
Lager light – Você tem muita culpa acumulada e os seus melhores dias já ficaram para trás.
Amber Ale – A amber é a fuga de sua história monótona para a sua personalidade mais ousada.
Lager – Cerveja de guerreiros. Você a bebe entre as suas lutas.
Pumpkin Ale – Segundo o infográfico, quem escolhe essa deve ser romântico, pois ela transmite algo como “vamos namorar”.
Bock – De acordo com o infográfico, quem escolhe essa tem a classe de James Bond, mas os hábitos de uma mãe bêbada de uma grande família.
Cream Ale – Tipo que tem algumas vezes milho na mistura. No infográfico da Bite, essa escolha mostra desprezo pela saúde e diz que a pessoa que gosta desse tipo talvez tenha até uma taxa a mais em seu plano de saúde. Vai entender...
Blonde – Você usa chapéus esquisitos. Só isso.
Frutadas de trigo – Você não tem medo do que os outros pensem de você.
Cerveja de trigo – Você é um naturalista em todas as suas formas. Provavelmente está nu lendo isso.
Cervejas amargas – Você é realmente bastante positivo, quando não está reclamando sobre a sua ex, é claro, pois faz isso com bastante frequência.
Stout de aveia – Você parece fofo como um ursinho de pelúcia, mas pode ganhar uma queda de braço em qualquer dia da semana.
Stout – Cerveja de macho. Você está cada vez mais “bruto” e pode até lutar com espécies menores de ursos.
Brown Ale – Você sente que ninguém lhe respeita mais desde a guerra.
Hoppy India Pale Ale – Você aceita as mudanças e busca constantemente a superação de seus limites.
Dark Ale – Você é agressivo e mal-humorado, mas guarda um coração de ouro. 
FONTE(S) 
IMAGENS 

Dicionário Cervejeiro

Altbiers
Cervejas (Ales) de cor castanha, alemã. Cervejas encorpadas e suaves no sabor, com aromas discretos de lúpulo e maltes alemães.
Ambar or Red ales 
De cor âmbar a vermelha, produzidas nos EUA, com alto teor de malte caramelizado. Com sabor doce de nozes.
Acabamento
Sabor exato de uma cerveja que permanece na boca por longo tempo após a degustação.
Acobreado
Cerveja tipo india pale( Inglaterra, EUA)
Acre
Sabor desagradável, provocada por excesso de acidez.
Âmbar 
Tonalidade de amarelo a cobre, cor típica de cervejas pale ale.
Ambientada Cerveja compatível com a temperatura do ambiente onde será servido.
Ampla 
Cerveja de bouquet rico e cheio de sabores agradáveis.
Adstringente
Cerveja com excesso de taninos, de sabor áspero.
Afinado
Cerveja que evoluiu perfeitamente.
Ale
Cerveja de alta fermentação, com sabores complexos...as Ales são as cervejas mais saborosas.
Alta Fermentação
Cerveja Fermentada entre 14ºc a 28ºc chamadas de cervejas quente, algumas tem a 2º fermentação dentro da garrafa...o mesmo processo utilizado nas Champagnes mais caras do mundo.
Alquimia
Arte ciência e dedicação na produção do líquido precioso.
( Cerveja).
Agradável
Cerveja redonda, com sabores equilibrados.
Áspero 
Cerveja ácida, muito comum em cervejas verdes.
( sem maturação)
Chopp 
Cerveja sem pasteurização. (Fresca)
Cerveja
É o resultado de uma infusão do malte com o lúpulo. Este processo também chamado de mosto ou mostura é colocada para fermentar durante alguns dias até transformar-se em cerveja.
Cerveja
Um alimento nutritivo. "Pão Líquido"
Cerveja no Brasil 
Cerveja, loira, breja, gelada...
Cerveja na França
Biére.
Cerveja na Itália
Birra.
Cerveja na Japão
Biorv.
Cerveja na Suécia
Ol.
Cerveja na Grécia 
Zito.
Cerveja na Inglaterra e E.U.A
Beer.
Cerveja na Alemanha 
Bier.
Cobreado
Nuance de cores das cervejas Semelhante à cor da casca da castanha.
Chimay 
Cerveja Belga produzida por monges trapistas na abadia de Scourmont, no sul do país. As borbulhas que conferem a ela toda sua cremosidade nascem de uma 2º fermentação na garrafa, como acontece com o Champagne. ( Ale)
Amadurecimento 
Cerveja em processo de maturação.
Amargo
1. um dos quatro sabores elementares percebidos pela língua. É provocado por substâncias fenólicas, como o tanino.
2. doença causada por bactérias láticas, que atacam a glicerina e a transformam em acroelina. Esta, combinada com os polifenóis, provoca amargor.
Análise sensorial
Análise das propriedades organolépticas da cerveja pelos órgãos dos sentidos.
Aroma 
Conjunto de sensações percebidas diretamente por via nasal ou retronasal (pela boca).
Os aromas podem ser:
1. Primários ou varietais.
2. Secundários, quando vêm da fermentação.
3. Terciários, quando originados da maturação.
Atmosfera
Refere-se á unidade de medida de pressão dos gases, no caso da cerveja, a quantidade necessária de gás carbônico no interior de uma garrafa corresponde a uma atmosfera ou um pouco a mais.
Atípica 
Cerveja sem qualquer elemento ou caráter de tipicidade.
Austera 
Uma grande cerveja, bem estruturada com evolução perfeita e maturação exata.
Aveludada 
Cerveja extremamente suave, com textura que faz lembrar avelã.
Baixa Fermentação
(Lager) Cerveja fermentada entre 0ºc a 12ºc, chamadas de cervejas fria. As mais comuns são as Pilsen...originária da cidade de Pilsen, na República Tcheca.
Bitters
Família tradicional de cervejas de cor âmbar para cor cobre, podem variar da mais clara a mais lupulada.
Belgian Ales( ales da Bélgica) 
Cervejas com, sabores e gostos diferenciados e maravilhosos, variando o sabor de frutas como Framboesa e Cerejas. A Bélgica tem o maior número de cervejas Ales do mundo.
Bock - ( Pode)
Escura, mais amarga, teor alcoólico mais elevado (6 a 7%), com aromas de café, torrado e caramelo. Boa para o frio, mais encorpada. ( Lager )
Brassagem
Processo de cozimento do mosto com temperatura controlada e especifica para cada tipo de cerveja.
Barley Wines
Cerveja Ale mais forte de todas, também conhecidas como vinhos de cevada , com sabores maltados e robustos.
Bouquêt
Conjunto de sensações olfativas complexas provenientes da maturação de uma boa cerveja.
Carnuda
Cerveja com muito corpo. ( excesso de dextrinas)
Cevada
A cevada cervejeira pertence à família das Gramíneas, sendo um cereal muito resistente. A cevada é a matéria prima principal para fabricação da cerveja.
Cereais não Malteados
São os chamados adjuntos, normalmente são utilizados cereais não malteados como; arroz, milho, sorgo etc.
Completa 
Cerveja com evolução perfeita.
Cervejando:
Fazendo, bebendo ou comentando sobre cerveja artesanal e caseira.
Complexo
Cerveja em que se percebe aromas que sugerem analogias a frutos, flores, etc. Muito comuns nas cervejas Ales.
Comum
Cerveja de consumo corrente, que não é diferenciado por classificações especiais. ( ex: As lagers do Brasil)
Corpo ou extrato
Volume ocasionada pela presença de extratos sólidos. (Dextrinas)
Defeituoso
Cerveja com aromas ou sabores desconhecidos.
Delicada
Cerveja elegante, harmônica e de qualidade superior.
Densa
Quando o aspecto visual do cerveja revela uma densidade superior à da água. Característica das Cervejas de trigo. (Weiss)
Desarmônica
Cerveja desequilibrada pela falta ou excesso de um ou mais componentes.
Distintiva
Cerveja com Personalidade marcante.
Dortmunder
Cerveja clara maltosa.Dura
Cerveja jovem, em processo de evolução.
Engarrafamento 
Processo de enchimento das garrafas de cerveja e colocação das tampinhas metálicas

.
Elegante
Cerveja cujas qualidades estão bem redonda.
Encorpada
Cerveja rica em dextrinas.Equilíbrio
Relação harmoniosa entre levedura, lúpulo, malte e outros elementos utilizados na produção de cerveja.
Espuma:
A espuma é muito importante para a qualidade da cerveja.
ela colabora em manter a cerveja afastada do oxigênio, que oxida a cerveja e a deixa com gosto ruim que lembra papelão. Além disso e um excelente protetor térmico mantendo a sua temperatura.
Outra importância é a de liberar com mais facilidade o bouquê da bebida.
Estruturada:
Cerveja com boa presença de álcool, ácidos e taninos. É a "arquitetura" do sabor.
Evanescente:
Cervejas que a espuma desaparece rapidamente.
Fermentação
È a ação das leveduras, que desdobram as moléculas de açúcar do mosto em álcool, gás carbônico e outros.
Fermentação Secundaria 
Método de elaboração das cervejas ( Ales) que consiste em fermentar novamente a cerveja na própria garrafa. Tradicional das ilhas da Bélgica e Inglaterra, nas cervejas artesanais e caseiras.
Fermentação alcoólica:
Processo bioquímico no qual leveduras convertem o açúcar em álcool e gás carbônico.
Fermentação Secundaria:
Fermentação dentro da garrafa.
Fermento Cervejeiro:
Levedura própria para produção de cerveja.
Firme:
Estilo decisivo e vigoroso de uma cerveja jovem. Indica um envelhecimento que irá adquirir características mais delicadas.
Flexível:
Termo freqüentemente utilizado para cervejas jovens cuja agressividade foi menor do que a esperada. Qualidade favorável.
Floculador:
São minerais neutros, que agem no líquido eletrostaticamente, provocando a precipitação das matérias para o fundo do recipiente.
Fraca:
Cerveja sem corpo, muito diluída.
Fresca:
Cerveja sem pasteurizar, com consumo rápido...Chopp.
Frutado: 
Cerveja com aroma e gosto de frutas, características das cervejas ales...caseiras.
Fugidio:
Cerveja sem consistência no sabor .
Galeon`s: 
Pubs " Marítimos" Italianos.
Gás:
É o estado da matéria, no qual as moléculas se acham muito separadas. O gás da cerveja é o CO2, responsável pela espuma e borbulhas que se formam ao abrir a garrafa.
Generoso:
Cerveja refrescante, com teor de álcool razoável.
Harmônica:
Cerveja em que todos os componentes encontram-se em perfeita harmonia. (redonda)
Herbáceo:
Perfeita harmonia do lúpulo com a cerveja.
India Pale Ale:
Cerveja Super amarga.
Intenso:
Cervejas com uma dose extra de sabores frutados.
Jovem:
Cerveja em processo de evolução.
Lager:
Cervejas obtidas através da baixa fermentação. ( A frio)
Lambic:
Cerveja de origem belga, feita de frutas vermelhas, é mais ácida, mais refrescante, e dirigida principalmente ao público feminino. É fermentada diretamente com frutas possui cor avermelhada, espuma meio rosada e teor alcoólico médio. (Ex: Belle-Vle)
Leve:
Cerveja que tem teores baixos de álcool e de corpo.
Levedura: 
Um microorganismo unicelular, responsável pela fermentação alcoólica
LEI DA PUREZA - 1516, (REINHEISTSGEBOT):
Essa lei é a mais antiga conhecida do mundo, e determinava que os ingredientes que podem ser usados na produção de cerveja são: água, lúpulo, cevada.
O fermento (levedura) ainda não era conhecido, somente mais tarde foi incluido na lei.
Levedura : 
Aroma da levedura é atrativo em uma cerveja fresca sem pasteurizar.
Límpido:
Exame visual, diz-se da cerveja totalmente isenta de partículas em suspensão.
Limpo:
Refrescante, sem defeitos. ( redonda)
LÚPULO: = (HUMULUS LUPULOS):
É uma planta trepadeira que produz talos anuais à partir de rizomas perenes. São espécies diódicas, isto é, produzem flores masculinas e femininas em plantas separadas, sendo que somente as flores femininas são utilizadas na presença da cerveja.
O Lúpulo é quem dá ao buque da cerveja o sabor amargo característico, sendo assim, se você desejar uma cerveja mais amarga, é só aumentar a quantidade de Lúpulo.
Malzbier:
Escura, mais encorpada, com uma leve doçura, teor alcoólico mais baixo (3,5%), ideal para o inverno, de baixa fermentação, com aroma menos frutado, aproximando-se mais do torrado e do caramelo. (Lager)
Malte:
Cereal malteado, próprio para produção de cervejas.
Malte Tostado:
Processo que irá determinar sabor e a cor da cerveja.
Maturação:
Envelhecimento, tempo necessário para que todos os elemetos que compõem se integrem totalmente, tornando-se de sabor agradável.
Metálico:
Sabor defeituoso conferido a cerveja por certos metais como o cobre e o ferro.
Munchner:
Cervejas escuras.
Mosto:
Líquido denso e muito doce, obtido pela brassagem.
Nítido:
Buque bem definido com gosto único e bem caracterizado.
Nobre:
Perfeita combinação de corpo e maturação e álcool.
Ordinária:
Qualidade medíocre, sem identidade...cerveja sem corpo.
Oxidado:
Cerveja cujas características foram alteradas pelo contato excessivo com o ar. ( muito comum nas cervejas brasileiras)
Palha: 
Cor própria das Pale Ales. Pode ser clara ou não.
Picante:
Aroma fresco e aberto de uma cerveja jovem em evolução.
Pronta:
Cerveja que está pronta para o consumo.
Quente:
Cerveja justamente alcoólica, que provoca uma ótima sensação de calor. (Ales)
( Stout ou Porter )
Raça:
Linhagem. De estilo e excitante.
Rançosa:
Cerveja que apresenta sensações desagradáveis provocadas por alterações microbianas.
( contaminação)
Redonda:
Cerveja muito harmônica. ( perfeita)
Sedosa:
Termo utilizado para certa textura.
Sulfídrico:
Contaminação por falta de higiene, característico cheiro de ovo podre, papelão etc.
Sutil:
Frágil bouquet de uma cerveja de fracas sensações gustativas.

Tânica:
Cerveja rica em taninos. Semelhante a adstringente. Comum em cervejas jovens.
Tanino:
Substância natural encontrada na cerveja.
Tênue:
Cerveja de aroma fraco.
Típica:
Cerveja de tipicidade bem caracterizada.
Turva: 
Cerveja com limpidez alterada (grande quantidade de substâncias sólidas em suspensão). Comum nas cervejas (Ales) de trigo, artesanais e caseiras.
Valor Nutritivo:
A cerveja é a bebida alcoólica que tem o maior valor nutritivo, sendo um alimento facilmente assimilado pelo organismo. Um litro de cerveja fornece ao organismo ca 450 calorias. (" O Pão Líquido")
Velha:
O mesmo que envelhecida. Cerveja que atingiu o ápice de evolução, mas ainda apreciável.
Verde:
Cerveja em maturação.
Vigorosa:
Jovem em evolução.
Stout:
Cerveja preta, encorpada com espuma branca e densa. A mais famosa é a Guinnes da Irlanda.
Porter:
De cor castanha a preta, com sabores de chocolate e café adquiridos através do malte torrado. Esse estilo de cerveja foi nomeado "Porter" em homenagem a trabalhadores Ingleses.
Paulada:
Cerveja com muito corpo. ( dextrinas )
Pale Ale ( Ale Palha):
É um termo usado para descrever uma grande variedade de cervejas, as Pale Ale da Inglaterra são de cor cobre, nos EUA as cores podem variar de cobre mais clara a mais lupuladas.
India Pale Ale:
Cerveja Super amarga.
Pilsener:
Cerveja de cor clara.
Schwarzbier:
Escura mas leve, sofisticada, com aroma suave e agradável, característico da utilização do malte escuro (torrado); elegante e bastante equilibrada no conjunto de seus atributos. Amargor moderado e sabor residual muito agradável. Pode ser consumida durante todo o ano.
.
Scttish Ales ( Ales da Escócia):
Cervejas com sabor doce e maltado, com coresque variam de ouro para castanho , com teor de álcool de 6 a 9% por volume.
Sacarificação:
Transformação do amido em maltose.
Pasteurização :
Método pelo qual os microorganismos são inativados através do calor, consequentemente a estabilização do produto.
Produção de cerveja:
Arte, ciência, dedicação, persistência, charme, estilo, alquimia e bom gosto.
Weiss e Weizen:
Weizen significa trigo e weiss significa branco. Na Alemanha, eles utilizam as duas formas quando se referem as cervejas de trigo. Tanto Weissbier quanto Weizenbier são utilizados.
É que a cerveja de trigo também é conhecida como cerveja branca. 
Weiss:
Cerveja cujo malte é feito a partir do trigo (ao invés da tradicional cevada), com espuma mais cremosa, estável e pronunciada. Pouco amarga e bastante refrescante, é ideal para o verão. É clara e apresenta turbidez natural, pelo fato de não ser filtrada, ou seja, possui um residual de fermento remanescente do processo de fermentação ( Hefe). Principais características: aroma de especiarias (cravo) e frutal (banana). (Ex: Bohemia Weiss - Cerveja de Trigo)
Weilembiers (weiss):
Cervejas de trigo, de origem alemã, sem filtragem, Cerveja turva.
Wiener:
Cerveja amarelo escuro.


*creditos do site: http://www.cervejando.com/dicionario.html

Um grande abraço!
Marinho Fernando Correa Jr.

10 razões para experimentar cerveja artesanal!

Continuando ao post "E se essa moda pega?!?" que falava sobre cerveja artesanal, agora trago 10 razões pelas quais você deveria provar cerveja artesanal:

1. Existem mais de 200 tipos, porque ficar apenas com os mesmos 3 ou 4?

2. Elas são produzidas com ingrediente naturais, justamente para serem apreciados e descobertos e não somente visando o lucro com seu consumo exagerado.

3. As cervejas artesanais com suas combinações e aromas, podem ser harmonizadas à comida tão bem quanto vinho.

4. Cerveja é cultura. Cada cerveja era produzida para se adequar as necessidades de um país, de uma cultura, ou até mesmo atender a disponilidade de ingredientes de cada região.

5. A cerveja é mais antiga que o vinho, merece respeito e apreciação.

6. Se você gosta de bebida de qualidade, não pode deixar de provar, pois a cerveja artesanal é feita com ingredientes altamente selecionados.

7. Você vai aprender que a melhor não é a necessariamente a mais gelada.

8. A experiencia de tomar uma cerveja jamais será a mesma, você aprenderá a utilizar os 5 sentidos, não somente o paladar.

9. Dê a oportunidade ao seu paladar de descobrir novos sabores, dissocie a imagem da cerveja que está habituado e saboreie novas sensações.

10. Aquilo que consumimos diz muito sobre nós.



Um abraço e um brinde!
Marinho Fernando Correa Jr.



E se essa moda pega?!?

Cerveja artesanal X Cerveja de fluxo

Estamos mais uma vez diante o dilema da quantidade X qualidade.
Sempre que pensamos em cerveja artesanal automaticamente em preços exorbitantes.
Porém, se fizermos o calculo de custo X beneficio, cerveja artesanal é mais vantagem em algumas situações, na minha humilde opiniao.

Obviamente que se for passar o dia em um churrasco, ou na praia, é mais facil e acessivel tomar cerveja de fluxo, ou seja dessas marcas que nós já estamos habituados, que para os estrangeiros que recebemos no Brasil, comparam a água, mas isso é só um detalhe.
O preço para se comprar em grandes quantidades acaba sendo vantajoso e pode-se tomar por horas a fio, diferentemente das cervejas artesanais que tem um preço diferenciado e elevado, principalmente pelos impostos sobre seus ingredientes.

A cerveja artesanal é mais uma experiencia sensorial, degustativa, realmente para se apreciar. Mesmo nao sendo mestre cervejeiro você consegue se divertir experimentando aquele menu de cervejas, com seus maltes tostados ou defumados, lúpulos e leveduras. E geralmente essas cervejas tem o grau etilico mais elevado, isso significa que cumprem o objetivo de alegrar o degustador mais rapidamente, provando apenas algumas variações, sem a necessidade de passar um dia inteiro bebendo.

Cerveja artesanal, para muitos ainda não é vista com bons olhos, pelo seu preço e porque seus apreciadores podem ser confundidos com bebedores arrogantes, metidos a entender sobre o processo de produção do liquido da vida!!


Piadas a parte!

Mas se ainda não teve a oportunidade de provar, abra-se para o novo e aprecie sem moderação!

*se beber não dirija!! #ficaadica


Um abraço e um brinde: "Saúde, alegria, sacanagem todo dia!!!!!"
Mario Fernando Correa Jr.